CP ou PK - Chave Primária

É o identificador da entidade. Identifica de forma única cada instância (ocorrência, objeto) da entidade. Neste modelo, todas as chaves primárias tem o mesmo domínio (numérico com 8 posições) e são mencionadas no texto como ID ou identificador.

A chave primária é utilizada para a implementação dos relacionamentos.

Recomendações:

A chave primária deve ser um número artificial, sem nenhuma relação com o mundo real. Isso evita que mudanças no mundo real causem dano ao modelo de dados.

Algumas entidades possuem chaves primárias amplamente divulgadas e muito utilizadas pelos usuários. É o caso da Inscrição do Cadastro Imobiliário. É importante que mesmo nestes casos a chave primária seja um número fictício, sem significado especial para o usuário.

A sugestão é manter a Inscrição do Cadastro Imobiliário como um atributo da própria entidade e não como chave primária e prover, através de funções do sistema, acesso através da Inscrição do Cadastro Imobiliário.

Exemplos:

A chave primária de todas as entidades pode ser um número seqüencial que se inicia em 00000001 e pode ir até 99999999. O primeiro lote cadastrado é o 00000001, o segundo o 00000002 e assim por diante.